Jesus Dorme no Barco

Jesus Dorme no Barco

“Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. Eis que no mar se levantou uma tempestade tão grande que o barco era coberto pelas ondas, ele, porem estava dormindo. Seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor salva-nos, pois vamos perecer. Ele disse-lhes: por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. Aqueles homens se maravilharam, dizendo: Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (MATEUS 9:23-27).

 

Jesus estava com seus discípulos em uma das bandas do mar da Galileia e resolveu navegar ate a outra banda em direção a província dos Gadarenos. Pretendo neste singelo artigo apresentar ao leitor lições preciosas relatadas nessa viajem missionária.

 

 O que acontece quando Jesus Dorme no barco

Quando Jesus embarca com seus discípulos em direção a outra banda do mar da Galileia, o evangelho de Mateus relata que Ele adormece no barco, isto, todavia, acarretou para os tripulantes um grande transtorno, visto que, a embarcação foi açoitada por uma amedrontadora tempestade. O primeiro erro dos discípulos foi deixar Jesus dormir no barco, os doze se habituará à presença do mestre, isso fez com que o interesse dos discípulos por Cristo não fosse tão intenso, de modo que sobrou tempo para Yesyua se deitar. É bem verdade que Jesus estava como homem e precisava descansar, mas todavia, quero levar o leitor a seguinte reflexão: toda vezes que não buscamos intensamente a presença de Jesus em oração, jejum,  santidade, a presença de Cristo fica adormecida em nossa vida.

“Nisto sabemos que o temos conhecido, se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda seus mandamentos é mentiroso, e nele não há verdade.” (1 JOÃO 2:3-4).

No instante que Jesus adormeceu no barco ele perdeu o controle sobre a embarcação, assim acontece na vida de qualquer individuo. Quando o cristão deixa Jesus adormecido no fundo do barco, Ele não vai mais exercer comando, ditar a direção que devemos seguir, mesmo que muitos religiosos proclamem em suas congregações ou em seu insensato coração que o filho de Deus está no barco. Há várias pessoas dentro da igreja tentando encontrar uma explicação do porque estão passando por dificuldades e provações, seja na vida sentimental, financeira, espiritual ou mesmo familiar, desse modo, em minha opinião muitos infortúnios vem sobre o crente porque em algum momento da vida ele acaba sendo insensato, deixando de priorizar Cristo e as suas ordenanças, o deixando adormecer no fundo dos seus corações. “Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu pai, que está nós céus.” (MATEUS 10:33).

 

Jesus é acordado pelos discípulos.

Os discípulos perceberam que a tempestade estava fora de controle e que a embarcação estava em perigo, desse modo, eles acordaram Jesus e relataram o que estava acontecendo. Para o homem acordar Jesus na sua vida, ele deve se derramar diante da sua presença, contando qual tempestade está assolando a sua vida, reconhecendo assim, a sua insignificância e se for preciso reconhecendo as suas transgressões: “Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar o pecado e nos purificar de toda a iniquidade” (1JOÃO 1:9).

Um bom exemplo que ratifica o “acordar Jesus no fundo do barco” é o Ladrão na cruz, que para se salvar reconheceu os seus pecados e clamou salvação ao Filho de Deus.

 

 E disse homem de pequena fé

Observando o decorrer da história descrita, Jesus se levanta e acalma a tempestade, á vista disso, muitos crentes dizem em suas orações: “eu tenho orado e reconhecido as minhas falhas aos pés de Jesus, então qual o motivo de muitas áreas da minha vida não haver nenhum tipo de mudança?”. Jesus não acalmou a tempestade simplesmente porque foi acordado, Ele se manifestou porque na vida dos discípulos havia um propósito, de modo que eles estavam em uma viajem missionária para pregar, expulsar demônios, curar enfermos. É evidente que Jesus vai acalmar a tempestade sentimental, financeira, familiar dentre outros problemas quando houver propósito para o Reino de Deus. Portanto, para o crente não basta apenas ser adepto de uma igreja evangélica, ele precisa empreender esforço para o Reino de Deus, pois, aquilo que Deus vai realizar em sua vida sempre estará interligado a sua obra na terra: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vós serão acrescentadas” (MATEUS 6:33).

Outro propósito para Cristo acalmar a tempestade é dar ao homem uma unção que ele ainda não possui. Os apóstolos precisavam de mais fé, mas para muitos cristãos falta a santidade, amor pelo próximo, comprometimento com a obra de Deus, a verdade é que quando Jesus concerta áreas debilitadas da vida do homem, sempre será com o propósito de gerar a unção que tem lhe faltado: “Levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que dareis aos pobres metade dos meus bens […]{Observe Jesus entregando a salvação que faltava na vida de Zaqueu} Jesus lhe disse: Hoje veio salvação a está casa, porque este também é filho de Abraão”. (LUCAS 19:8-9) [grifo Meu].

 

Conclusão

Os cristãos possuem uma promessa viva que é Jesus Cristo, hoje o filho de Deus se encontra a sua direita e vai voltar para buscar a sua Igreja. Se Jesus permitiu a sua entrada no barco, Ele é fiel para fazer com que cheguemos até a outra margem, lugar seguro, aonde ele vai se manifestar para que os discípulos possam dar muitos frutos. (JOÃO 15: 1-20).

 

Bibliografia

FINIS J. Dake, Thiago Ferreira couto de freitas .notas traduzidas da dake´s annotaded reference bible finis jennings Dake. Célia Regina, chazanas clavello.Bíblia Dake.Rio De Janeiro. Atos ,2013

HENRY,MATTHEW. Elen canto.Elias silva. Bíblia de estudo Matthew Henry.Taquara Rio de Janeiro. Central Gospel, 2014.

DAVID H, STERN. Rogério Portella.Celso Eronides Fernandes.Bíblia Judaica completa .São Paulo. Vida, 2010

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil